3 etapas para enriquecer

Escrito por: - Publicado em: 07/04/2017

Apesar do conceito de “ser rico” ter um enfoque diferente para cada um, ou seja, cada um tem seu próprio “sonho de consumo”, seja este a independência financeira, ou então a certeza de uma aposentadoria tranquila, e até para outros o acumulo ilimitado de bens, a través da aquisição de grandes empresas e imóveis.

 

Independentemente de qual for o seu sonho de consumo, o acumulo e a multiplicação do patrimônio é essencial para que isto ocorra. Mas como fazer isto? Quais são as etapas pelas quais eu preciso passar para atingir meus objetivos financeiros? Quanto tempo isto irá demorar?

 

A verdade é que o enriquecimento saudável, normalmente, acontece em três grandes etapas, as quais falarei sobre cada uma delas logo abaixo:

 

1° – Controlar as finanças e gerar uma economia mensal

 

A primeira etapa é tomar as rédeas das suas finanças. Pois não há como acumular riqueza ou multiplicar o patrimônio se não houver dinheiro para isto. Por isto o primeiro passo é administrar e controlar o seu orçamento de forma que este gere uma sobra de dinheiro todos os meses. Este dinheiro que está “sobrando” todos os meses será o seu ponto de partida para acumular e multiplicar o seu patrimônio.

 

Porém, se você não tem o controle de suas finanças, ou então chega no final do mês sempre no negativo, e almeja ser rico um dia. Agora é hora de mudar a forma como você trata o seu dinheiro e começar a controla-lo e geri-lo melhor. Pode ser que no início você tenha que fazer alguns sacrifícios e até baixar um pouco o padrão de vida. Mas lembre-se que este esforço é para um bem maior no futuro.

 

2° – Multiplicar o patrimônio

 

A segunda etapa consiste em investir o seu patrimônio, ou seja aquele dinheiro que você guarda todos os meses, em ativos com alto poder de rentabilidade. A premissa básica é comprar barato e vender muito mais caro.

 

Estes ativos podem ser imóveis que estão sub valorizados, ou seja, estão sendo vendidos muito abaixo do preço de mercado pelo fato da necessidade do comprador vende-lo rápido por motivos pessoais, ou então imóveis que tendem valorizar rapidamente devido há algum fato relevante como a melhora da economia ou o crescimento demográfico da cidade.

 

Outro ativo que também tem forte poder de valorização são as empresas, as quais você pode investir através de ações ou então de um negócio próprio. Independentemente de qual forma você escolherá para investir é importante estudar o quão rentável é o seu negócio e como o seu patrimônio irá se multiplicar.

 

Apesar desta etapa ser fundamental para o enriquecimento, de forma que o quanto mais rápido esta acontecer, mais rápido você enriquecerá. É importante destacar que estes ativos levam consigo um risco de perda de patrimônio muito grande. Por isto é importante que antes de começar a investir nestes ativos, você crie uma reserva emergencial para momentos de adversidade, um plano próprio de previdência. Desta forma você poderá investir nestes ativos sem colocar em risco a sua situação financeira ou a sua aposentadoria.

 

3° – Manter o patrimônio

 

A terceira e última etapa é a manutenção do patrimônio acumulado e multiplicado na primeira e segunda etapa. Nesta etapa você procurará investir parte do seu patrimônio em ativos com menor risco de perda, mesmo que estes tenham um menor poder de rentabilidade.

 

Do meu ponto de vista, no Brasil, os melhores ativos para investir o patrimônio acumulado são os títulos de renda fixa atrelados a a inflação como o tesouro direto ou os títulos privados garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Nestes tipos de investimentos, além de você garantir uma rentabilidade acima da inflação, o risco de perda é irrelevante.

 

Outro tipo de investimento que também pode ser utilizado nesta etapa são as ações de empresas sólidas, em boa situação financeira, que de preferência paguem bons dividendos; compra de metais preciosos como ouro e prata e até mesmo a compra de imóveis bem localizados, com o intuito de rentabiliza-los através da locação.

 

Com certeza há diversos outros tipos de investimentos que podem ser utilizados tanto na segunda como na terceira etapa. Da mesma forma que existem diversas histórias de pessoas que enriqueceram de outra forma que não foi citado neste artigo. Porém, para que alguém atinja o enriquecimento de forma consistente, reduzindo os riscos de perder aquilo que ganhou, é muito importante desenvolver estas etapas, principalmente a primeira e a terceira.

 

Se você montou o seu plano de enriquecimento e gostaria de testá-lo, ou apenas gostaria de entender mais como estas etapas funcionam, te incentivo jogar Cash Flow. Este jogo foi criado pelo autor do livro best seller de finanças pessoais chamado “Pai Rico, Pai Pobre” e ajuda e entender mais sobre a dinâmica relacionada as finanças, em especial ao mundo dos investimentos. Apesar deste ser um jogo em inglês ele está disponível para ser jogado online através do site: //www.richdad.com/apps-games/cashflow-classic

 

Forte abraço.

 

Sucesso a todos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).