3 dicas para aproveitar a Páscoa de forma econômica

Escrito por: - Publicado em: 28/03/2018

Estamos bem próximos das comemorações da Páscoa e a perspectiva financeira pra essa festividade não é muito positiva. Afinal, os preços nas lojas e nos supermercados não param de subir, principalmente quando o assunto é chocolate. Isso porque há um grande apelo comercial em torno dessa data, exatamente como acontece na época do Natal, do Dia dos Pais, no Dia das Mães, no Dia dos Namorados, etc.

 

Para fugir dos preços abusivos do comércio e ainda assim conseguir manter o clima da Páscoa, listamos três dicas para que essa data não prejudique seu orçamento. Confira:

 

1 – Comemoração colaborativa

 

Uma boa opção para realizar uma comemoração de Páscoa é organizar um evento coletivo, no qual cada um dos convidados contribui com algum prato, por exemplo. Em vez de oferecer sozinho um grande almoço ou jantar no domingo de Páscoa, combine com seus amigos e familiares para realizar uma confraternização conjunta, na sua casa ou na casa de algum deles.

 

Cada pessoa fica responsável por contribuir com um item específico, como comidas, bebidas e doces. Ainda, é possível dividir a compra de bebidas para que isso não pese no orçamento de ninguém, ou uma opção ainda melhor é cada um levar o que for beber, assim ninguém precisa arcar com algo que nem consumiu – especialmente no caso de bebidas alcoólicas.

 

Esse tipo de medida agrada a todos os convidados, pois há grande variedade de pratos e não compromete o bolso de ninguém. Além disso, você não deixa o feriado passar em branco simplesmente porque quer economizar. Mas é preciso ter atenção! Procure dividir as tarefas com certa antecedência, designando quem vai ficar responsável por cada prato. Assim, nada vai faltar na hora da refeição.

 

2 – Chocolates artesanais em vez de ovos de marca

 

Você já reparou que, a cada ano, os preços dos ovos de Páscoa estão mais caros nas lojas e supermercados? Alguns ovos inclusive diminuem de tamanho! Isso ocorre porque as marcas sabem exatamente o tamanho do apelo comercial dessa data e acabam se aproveitando de um feriado já tradicional entre os consumidores brasileiros.

 

Como estamos acostumados – e as crianças não abrem mão -, acabamos comprando assim mesmo, apesar de não concordarmos com os preços. E os produtos nem têm tanta qualidade assim: os chocolates são excessivamente doces, muitos ovos vêm quebrados e a maioria dos chocolates para crianças acompanham “surpresinhas” pouco educativas, que estragam facilmente.

 

Por que não mudar essa prática? Uma boa sugestão é presentear com chocolates artesanais em vez de ovos de marca. Cada vez mais comuns hoje em dia, lojas de doces artesanais têm apostado nesse tipo de mercado e oferecem uma série de produtos que têm qualidade superior às tradicionais marcas do mercado. São chocolates mais saborosos, com embalagens personalizadas e que, na maioria dos casos, são vendidos a preços mais competitivos que os de marca.

 

Faça um teste e verifique o valor de 100 gramas de chocolate artesanal e de marca. Você vai se surpreender com as diferenças!

 

3 – Amigo secreto: por que não?

 

Assim como no Natal, a sensação da Páscoa é sempre a mesma: queremos agradar nossos parentes, amigos e colegas de trabalho com presentes, por mais simples que sejam. O problema de presentear todas essas pessoas durante a Páscoa é que, ao final, a conta pode sair bastante cara. Como já comentamos no tópico acima, os preços dos chocolates não param de aumentar, e um presente para cada conhecido pode fazer você extrapolar (e muito) seu orçamento.

 

Em vez disso, que tal organizar um amigo secreto e começar uma nova tradição? Tudo bem que talvez você tenha pelo menos uns três amigos secretos dos quais participar (amigos, colegas de trabalho e família). Ainda assim, a oportunidade de economizar é evidente. Você acaba comprando apenas um presente, mas todo mundo termina o dia tendo recebido algum agrado, seja um ovo de Páscoa ou chocolates em outros formatos. Assim, o costume de presentear seus queridos nessa data pode ser mantido, mas sem excessos. Seu bolso agradece!

 

Ao final, nós também devemos nos lembrar que essas dicas também nos ajudam a manter a alimentação equilibrada, não é mesmo? Tudo bem um chocolate ou outro, mas nada de exageros!

 

Boa Páscoa!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).