3 coisas que as pessoas ricas dizem com frequência

Escrito por: - Publicado em: 21/11/2015

Observar hábitos de pessos ricas é uma maneira de aprender sobre sucesso – e sobre muitas outras coisas. Nós já mostramos aqui no blog, quais os segredos sobre dinheiro que as pessoas ricas sabem (e você não).

 

Pense nessas pessoas, como mentores. Gente disposta a ouvir, analisar, participar e acompanhar não torna as decisões mais simples, mas gera mais confiança nos responsáveis por tomá-las, e isso faz uma enorme diferença.

 

Como diz o Dinheirama, aprender observando e trocando conhecimento torna esse desafio de praticar menos trabalhoso e dá mais sentido ao dia a dia.

 

Ricos dizem “Não”

Tão importante quanto abraçar e investir em boas ideias é saber ficar longe de projetos que não parecem interessantes. Isso pode parecer óbvio, mas o dia a dia da maioria das pessoas mostra que a realidade não é assim – vivemos cercados de gente pedindo “favores” ou “delegando”, e um batalhão de gente atrasada tentando dar conta disso tudo.

 

Como seres emocionais que somos, temos uma tendência a evitar o “Não” para não gerar antipatia e rejeição no interlocutor. O resultado é que acabamos concordando com decisões capazes de nos prejudicar e a assumir compromissos que claramente conflitam com nossa agenda.

 

Os ricos e as pessoas bem-sucedidas sabem definir muito bem suas prioridades (e principalmente respeitá-las). O “Não” é uma resposta tão fácil quanto “Oi” e “Tchau”, e isso é frequentemente interpretado como arrogância e uma forma de rudeza. Na verdade, é bem mais simples que isso: não se pode ter e fazer tudo. Demanda demais tira a concentração.

 

Ricos dizem “Por que não?”

Ninguém gosta de perder uma boa oportunidade. Os ricos e bem-sucedidos estão ainda mais envolvidos com essa afirmação: eles querem ser apresentados às oportunidades para terem a chance de analisá-las de acordo com seu perfil, prioridades e possibilidades (lembre-se do item anterior).

 

Assim, da mesma forma que eles falam “Não” com frequência para o que os tirará da rota desejada, eles também falam muito “Por que não?” para projetos e pessoas que apresentem diferenciais e oportunidades de mudança e crescimento. Arriscar é o que frequentemente difere quem é rico e bem-sucedido de uma pessoa “normal”.

 

Interprete da seguinte forma: se não faz sentido, o rico provavelmente diz “Não”. Se ele se sentiu tentado ou minimamente motivado a investigar e experimentar aquela ideia, ele diz “Por que não?” e envolve-se bastante para entender e extrair dali o potencial possível.

 

O que nós podemos aprender? Ora, é preciso arriscar mais. Além disso, é preciso que haja mais engajamento, envolvimento e paixão nas atividades que realizamos. Se você é do tipo que só encontra obstáculos na hora de realizar seus projetos, cuidado. Por que não fazer diferente e abraçar novas ideias?

Ricos dizem “Obrigado”

Toda relação e todo projeto, seja ele bem-sucedido ou um fracasso, são poderosas oportunidades de networking e entendimento pessoal. Grandes amizades e parcerias de negócios se constroem a partir de relações sinceras, fundadas na gentileza e na educação. Agradecer é uma forma de reconhecer que você está melhor por causa do outro. Isso é nobre.

 

Ser rico é muito mais que ficar famoso, que apenas acumular patrimônio ou ter muito dinheiro. Ser rico é ter condições de realizar os próprios sonhos e, ao mesmo tempo, ajudar os outros com suas metas (e elas não precisam ser ancoradas em muitos milhões de reais). 

 

Quem é rico de verdade agradece todo santo dia por ser capaz de fazer o que gosta e equilibrar família, trabalho e sonhos! E também fala “Obrigado” para os outros porque entende que ao fazê-lo receberá de volta energia positiva para manter-se focado em seus desafios. Quando o agradecimento não gera nem empatia (isso acontece), o efeito colateral é nulo. Quem agradeceu sempre sai ganhando.

 

Veja o texto completo no Dinheirama, clicando no botão abaixo. 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).