2 truques que te fazem gastar mais

Escrito por: - Publicado em: 21/02/2016

Domingo. Você acorda e pensa num café da manhã de propaganda de margarina… vai até o mercado, compra tudo o que quer e ao chegar no caixa, aquela surpresa com o valor total. Se identificou?

 

Os supermercados- assim como outros serviços e marcas -, possuem alguns truques para fazer nós, consumidores, gastar mais do que o pretendido. O Finanças Femininas, destacou três deles e nós citamos os dois que mais chamaram nossa atenção.

 

1. Estratégias de layout e distribuição da loja

 

Os supermercados seguem padrões de distribuição dos produtos não só em função de organização, mas também para atrair a atenção dos consumidores. Algumas dessas estratégias podem ser semelhantes ao que vemos em supermercados brasileiros.
Ilhas: Normalmente postas ao lado das frutas e vegetais, as ilhas colocam produtos em maior destaque do que nas prateleiras. Elas costumam ter formatos retangulares ou ovais e oferecem promoções, fazendo com que 30% dos consumidores comprem mais o que está sendo oferecido nesta parte do que no meio.

 

Os essenciais: Sabe quando você vai ao supermercado para comprar uma caixa de leite e acaba voltando com uma sacola cheia? Isso acontece porque leite, pão e outros essenciais costumam ficar longe da entrada e dos caixas para que o consumidor seja fisgado por outras ofertas no caminho. Em algumas franquias, os essenciais ficam dispostos longe um do outro.

 

As tentações: Segundo a BBC, a fila do caixa é uma grande impulsora de compras desnecessárias. É lá que são encontrados barras de chocolate, pacotes de doces, revistas e outras coisas que ninguém realmente precisa, mas acaba levando. Você tem tempo para ficar lá olhando para as guloseimas e uma hora a tentação vence.

 

A passagem pela fila com crianças também é outro fator determinante. A pesquisa mostra que 83% dos pais foram influenciados pelos filhos a comprar nas filas do supermercados. Cerca de 75% acabam levando mais junk food, de modo geral.

 

2. Sentidos aguçados

 

Cheiro: O olfato é fortemente ligado à memória e paladar. Pesquisas já comprovam que as pessoas imaginam o cheiro da comida ao ver propagandas relacionadas. Logo, os supermercados enxergam uma ferramenta de marketing muito potente e fazem de tudo para aguçar este sentido no cliente. Por isso, é difícil resistir ao cheirinho de pão ou de doces em algumas sessões – e isso é proposital.

 

Som: A música ambiente do supermercado também pode influenciar o comportamento do cliente. A ideia é acalmar os ânimos com músicas lentas, para que o cliente se sinta relaxado e sem pressa para concluir as compras.

 

Alguns estudos comprovaram que a música pode influenciar as compras de forma mais direta, uma música francesa na sessão de vinhos pode acabar fazendo com que você leve o último lançamento francês.

 

Que tal ir às compras usando fones de ouvido?

 

Paladar: Foi comprovado que 75% dos clientes aceitam amostras grátis de comida quando são oferecidas em supermercado. Para as fabricantes, esta estratégia aumenta as vendas, por isso os lojistas são incentivados a oferecer a degustação.

 

Visão: A BBC observou que os supermercados tendem a destacar promoções com cartazes coloridos para chamar a atenção do consumidor. Além disso, a distribuição das prateleiras também é feita para atrair olhares. Por isso os produtos para crianças ficam na parte inferior, ao alcance dos olhares que procuram personagens de desenhos e cores nas embalagens. Já os produtos mais caros ficam nas prateleiras do meio – nós tendemos a ter preguiça de erguer o braço. Assim, deixamos de encontrar opções mais em conta.

 

Incrível, não é? Na próxima ida ao mercado, preste mais atenção. Seu bolso agradece!

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