15 sinais de que você pode ser demitido em breve

Escrito por: - Publicado em: 19/09/2017

Muitas empresas sentiram os efeitos da crise e, como consequência disso, optaram por diminuir o quadro de funcionários. Não dá pra adivinhar quando isso pode acontecer com você, mas ficando atento a alguns sinais, é possível ter uma ideia se essas demissões irão atingir você.

 

Para ajudar você a não ser pego de surpresa, o site InfoMoney listou alguns desses sinais. Confira e fique atento!

 

1 – Comentários negativos sobre o seu desempenho

 

Boa parte das empresas possuem programas de avaliação de parceiro. As que não têm, deixam nas mãos do gestor o feedback sobre o desempenho de cada funcionário.

 

Em ambos os casos, é importante ficar atento a comentários negativos a respeito da sua performance. Ter mais de uma avaliação negativa em seguida, então, é um péssimo sinal – significa que a segunda chance para melhorar já foi dada. O mesmo vale para “avisos” formais.

 

2 – Dificuldade do setor

 

Em todo momento econômico há setores com melhor e pior desempenho. É interessante analisar o ambiente em que sua empresa se insere: caso esteja em dificuldades, é provável que algumas decisões radicais sejam tomadas na tentativa de impulsionar as atividades.

 

3 – “Abandono”

 

Perder o acesso a pastas importantes, senhas e dados ou deixar de ser chamado para reuniões de assuntos relevantes pode significar que seus chefes perderam a confiança no seu trabalho e possivelmente estão pensando em dispensar seus serviços.

 

4 – Menos projetos ou responsabilidades

 

Esse pode ser mais óbvio: quando os trabalhos e funções vão deixando de chegar até você e passando para as mãos de outros colegas. Excesso de tempo é mau sinal. Muitas vezes, os gestores deixam de passar novos serviços aos funcionários que estão “com a corda no pescoço”.

 

5 – Dificuldades

 

Se seu emprego está se tornando uma missão impossível e as atividades que antes você exercia normalmente parecem cada vez mais difíceis, atenção. Muitas vezes a liderança pode passar funções propositalmente acima das suas atribuições reais de propósito, para “justificar” uma dispensa.

 

6 – Relações deterioradas

 

As conversas com seus superiores costumavam ser amigáveis, mas agora existe tensão a todo o momento. O mesmo vale com seus colegas: se as pessoas estão agindo de forma diferente do costume, fique atento.

 

7 – Pedido de detalhes sobre despesas

 

Quando seus chefes pedem detalhes sobre despesas com transportes ou outros gastos cuja não costumava ser um problema, pode ser sinal de falta de confiança.

 

8 – Dificuldade em trabalhar em equipe

 

Além do relacionamento com o chefe, a relação com o restante da sua equipe também é um termômetro do emprego.

 

9 – Menos recursos

 

Para responsáveis por determinada área na empresa, a diminuição do orçamento disponível também pode ser um sinal de indisposição para com o seu trabalho.

 

Quer conferir todas as dicas? Clique no botão abaixo para acessar o artigo completo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
4 dicas para criar um fundo de emergência
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).