13 maneiras de economizar água e reduzir o seu consumo (e sua conta)

Escrito por: - Publicado em: 15/05/2017

A economia de água já virou tema de várias campanhas pelo Brasil. Além de ajudar a natureza, a economia influencia no seu bolso, já que a conta de água tende a diminuir quando a água é utilizada com cuidado. O site InfoMoney elencou algumas atitudes que você pode aderir para a economia de água em sua casa. Confira abaixo.

 

1 – Tome banhos mais curtos

 

Se cada pessoa de São Paulo reduzisse em cinco minutos o tempo de banho, daria para economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês.

 

2 – Mantenha a torneira fechada

 

Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos.

 

Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.

 

3 – Cuidado com os vazamentos

 

Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de 2 milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

 

4 – Use a descarga com consciência

 

Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso.

 

5 – Limpe antes de lavar

 

Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, tire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco antes de abrir a torneira.

 

Com a máquina de lavar louças, tenha atenção para ligá-la apenas quando estiver cheia.

 

6 – Não utilize a mangueira

 

Seja para lavar o carro ou  regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

 

7 – Use a vassoura para limpar a calçada

 

Não utilize a mangueira para limpar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.

 

8 – Cuide da água da piscina

 

Sempre que não utilizada, cubra a piscina – assim, a evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, a perda chega a ser de 3.785 litros por mês, o suficiente para consumo de quatro pessoas por um ano.

 

9 – Atente-se a caixa d’água

 

Não deixe a caixa transbordar e a mantenha sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances dela durar mais tempo são maiores.

 

Clique no botão abaixo para continuar lendo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
32 gastos que dão direito à restituição do imposto de renda
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).