10 mandamentos sobre Finanças Pessoais – Parte 02

Escrito por: - Publicado em: 12/10/2010

leia a 1º parte

Continuação…

 

6. Use dinheiro “vivo” com mais freqüência possível.
Evite passar cartão de crédito ou cheques, porque você não está trabalhando com um dinheiro que é teu e sim com um valor que ainda irá receber. Quando você gasta o dinheiro “vivo”, aquele valor é de propriedade sua e você poderá gastar livremente. Quando você usa cartão de crédito ou cheque, você paga uma conta com o dinheiro dos outros (bancos, operadoras de cartão) que depois irão cobrar de você. Usar o cartão ou cheque à prazo produz uma falsa sensação de que você não gastou nada no momento. Mas acredite: em breve o boleto virá!

 

7. Quando você juntar algum dinheiro, não fale a ninguém: é segredo seu!
Quando as pessoas sabem que um amigo têm dinheiro “de sobra” elas tendem a pedir dinheiro emprestado para cobrir contas atrasadas ou outras eventualidades. Lembre-se: você não é banco. Você pode ajudar as pessoas, quando elas tiverem precisando, mas emprestar dinheiro com freqüência poderá leva-lo a falência financeira. Histórias reais não faltam por aí.

 

8. Não empreste seu nome a ninguém. Seu nome é seu crédito!
Evite ficar de avalista, evite emprestar seu nome para alguém comprar algum produto. Seu nome e seu crédito são coisas que são conquistadas com o tempo e honestidade. Não deixe um amigo ou parente desonesto ou desorganizado financeiramente estragar o seu crédito.

 

9. Estipule metas financeiras.
Estipule metas de curto, médio e longo prazo. Escreva num papel as coisas que você quer conquistar, e comece a se mover em direção a elas. Com metas claras e definidas você poderá focar sua vida e saber se você está vivendo realmente como planejou ou se sua vida está empacada.

 

10. Faça amizade com pessoas entendidas de finanças.
Crie relacionamento com empresários, gerentes, bancários, advogados etc. Instrua-se com eles. É bem provável que você conheça dezenas de profissionais com os quais poderia aprender inúmeras coisas. Participe de clubes de investimento, use blogs e sites para desenvolver amizades e crescer como pessoa.

 

Siga estes 10 mandamentos e seja feliz financeiramente!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 formas de ganhar dinheiro em 2022
Por Central do Evento
Consumo responsável: o que considerar
Por Central do Evento
4 dicas para tirar as metas financeiras do papel em 2022
Por Equipe Organizze
O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).